quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Duende Trio e Sergio Barros se apresentam no Sesc








* Duende Trio e Sergio Barros ainda tocarão no Grito Rock Boa Vista

Por Gilvan Costa - ASSCOM SESC

Em turnê pela América Latina onde difundem a cultura argentina, o Duende Trio se apresenta nesta quinta-feira, 11, às 21h, no Teatro Jaber Xaud, do Espaço Cultural Amazonas Brasil, no Sesc Mecejana, em companhia do músico Sérgio Barros. O show tem ainda a participação do músico Jefferson Moraes.
O show apresentará ritmos latinoamericanos e composições de autoria própria integrando a linguagem da improvisação e a execução de instrumentos não convencionais, utilizando o corpo humano como corpo musical e interagindo com projeções audiovisuais.

Difusão cultural

Há quatro anos os músicos argentinos Rodrigo Manuel Díaz Carreras (bateria, percussão, sanfona, piano), Marcos Andrés Ramírez (bateria, percussão, violão e viola) e Matias Daniel Martinez (piano, escaleta e percussão) vêm realizando uma viagem pela América Latina com o intuito de difundir a expressão artística chamada Candombe, assim como também outras expressões do folclore argentino, através de oficinas e apresentações e instituições educativas e culturais do Brasil.

“O Candombe é uma expressão cultural herdada dos escravos africanos trazidos a região do Rio de La Plata, entre Uruguai e Argentina. Executa‐se com um mínimo de três tambores denominado Cuerda, sendo o tambor menor chamado de tambor chico, o tambor do meio de tambor repique e o maior, tambor piano, que dialogam musicalmente construindo uma trama rítmica‐melódica”, explica o percussionista Marcos Ramírez.

Ele completa ainda que os tambores de Candombe são tocados aos domingos nas llamadas, uma procissão pelas ruas dos bairros que vai agrupando tamborileros, podendo chegar a 40 ou mais tambores que, acompanhados de dançarinas, bandeiras e os três personagens típicos do Candombe, gramillero, mama vieja e escobero, formam a comparsa, com maior expressão no período de carnaval e do dia de Reis.

“O presente trabalho encontra se inserido em um projeto maior que visa o intercambio cultural entre os países da America Latina da Argentina até Cuba”, finaliza Marcos.

Serviço

Show Duende Trio e Sérgio Barros

Local: Teatro Jaber Xaud (Sesc Mecejana)

Data/Hora: 11 de fevereiro (quinta-feira), às 21h

Ingressos: R$ 10,00 (estudantes e comerciários pagam meia entrada)

Informações: 3621-3939, 3621-3947 e 8403-4443 (Paulo Thadeu)

Nenhum comentário:

Postar um comentário