domingo, 29 de agosto de 2010

Eugênio Bucci faz palestra sobre imprensa na UFRR


BOA VISTA - Na segunda-feira passada (23), ocorreu no Auditório da Universidade Federal de Roraima (UFRR) a abertura do semestre 2010.2 com a palestra “A Imprensa e o Dever da Liberdade”. O palestrante da aula magna foi o professor doutor em comunicação Eugenio Bucci.

A vice-reitora da UFRR, Gioconda Martinez, começou a palestra contextualizando o tema, diante dos fatos que envolvem a profissão jornalística. “Mais de um ano depois da não exigência do diploma para o exercício do jornalismo, a vinda de Bucci esclarece os novos desafios para a profissão, além de tratar a liberdade de imprensa em algumas situações, como por exemplo, no contexto eleitoral”, diz Martinez.

Na palestra, Bucci ressalta que a imprensa é algo imprescindível para o bom jogo da democracia. Sem imprensa, a sociedade não conta com uma instituição que fiscalize as ações do poder estabelecido (Governo). Por isso, o jornalismo tem independência para tratar dos assuntos de interesse público.

A liberdade de imprensa está associada, na visão do professor, com a confiança do público na profissão jornalística. “Toda sociedade tem direito ao jornalismo sério, porque dele depende a crítica, a fiscalização e o dever de levar a verdade para a população”, enfatiza.

Com a velocidade tecnológica dos meios de comunicação, Bucci explica que o jornalismo tem ganhado novos membros por meio das matérias alternativas postados em blogs e redes sociais. Isso permite que qualquer pessoa possa expressar a própria liberdade de imprensa, segundo o palestrante.

Entre assuntos relevantes para uma platéia de acadêmicos de Jornalismo, Direito, História e outras ciências, o doutor em comunicação fala sobre o próprio gosto pela profissão. “Enquanto jornalistas, podemos falar de tudo. Tem revistas especializadas para crianças, para doentes terminais, revistas sobre esoterismo, enfim, o que podemos dizer é que o jornalismo é consequência de um equilíbrio entre curiosidade e discrição”, conclui.

Reportagem: Anderson Caldas

Nenhum comentário:

Postar um comentário