domingo, 29 de agosto de 2010

Atriz roraimense ganha Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2010


Cora Rufino, integrante do grupo de Teatro Companhia do Pé Torto e ex-vocalista da banda roraimense Somero, ganhou por meio do Prêmio Myriam Muniz uma verba de R$ 60.000,00 para a montagem de uma peça teatral.

Em março deste ano, Cora Rufino e mais três amigos criaram o grupo de Teatro Companhia do Pé Torto. Quatro meses depois, Cora foi contemplada com o Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2010, na categoria montagem de espetáculo como artista independente.

Segundo o Edital publicado no diário oficial em 9 de abril de 2010, o Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz pretende dar apoio, em âmbito nacional, a projetos que vi¬sem o desenvolvimento de atividades artísticas de teatro, nas modalidades Circulação de Espetáculos e Montagem de Espetáculos. Agora que foi contemplada com o prêmio, Cora Rufino pretende, em parceria com a Companhia do Pé Torto, montar o espetáculo ‘En Cómodos’, uma adaptação de três contos do escritor uruguaio Horacio Quiroga.

A Cia do Pé Torto foi fundada por Cora Rufino, Francisco Alves, Baronso Lucena e Vito Souza, juntando-se ao grupo posteriormente Juliana Morais e Sony Ferseck. Todos eles são ou foram alunos da UFRR, onde a companhia ensaia desde que foi formada.

Todos os membros do grupo já haviam feito teatro em outros grupos de Boa Vista e queriam, de alguma forma, experimentar outras linguagens teatrais. “Todos nós tínhamos uma história passada com teatro e quando formamos o grupo, tínhamos o intuito de fazer um trabalho diferente daquele anterior”, contou Cora Rufino

Para Francisco Alves, o espetáculo ‘En Cómodos’ conseguiu congregar os interesses teatrais dos integrantes da Companhia. “É um espetáculo que une literatura e suspense, num texto sombrio. Vertentes que conseguiram unir os desejos dos integrantes”.

Após a montagem da peça, Cora Rufino e a Cia do Pé Torto deverão fazer 10 apresentações. Pretende-se que oito delas aconteçam em Boa Vista, uma em Pacaraima e outra em Bonfim. “Um dos motivos pela escolha do texto de um escritor uruguaio, e a opção de se fazer duas apresentações em municípios de fronteira é a necessidade de uma busca pela integração entre as linguagens teatrais em trânsito na América Latina”, contou Francisco Alves.

Os ensaios da Cia do Pé Torto acontecem no bloco I do Campus Paricarana da UFRR e a estréia do espetáculo ‘En Cómodos’ está prevista para janeiro de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário