sábado, 9 de outubro de 2010

Pf! no COFE - Conhecendo o Espaço Goma



No primeiro dia de outubro a comunicação do Coletivo Goma postou um tópico na lista nacional que iniciava com o seguinte texto:

“Quase três anos sediado em seu espaço cultural homônimo, localizado no epicentro da vida noturna uberlandense, o Coletivo Goma chega a outubro de 2010 em um momento chave de sua história. Após se estabelecer enquanto um ponto de referência para a circulação de artistas independentes pelo território brasileiro, o Goma migra para uma nova sede, à medida em que ressignifica suas prioridades e se permite ampliar o foco na gestão de suas frentes de atuação na cadeia produtiva da cultura, abrangendo múltiplas linguagens artísticas e sempre se pautando por princípios de economia solidária.”

No seguimento do e-mail eram enumerados os feitos do Coletivo. Em resposta vieram mensagens de saudades ao Espaço.

Quando li eu pensei: nossa deve ser um lugar lendário. Quem dera tivéssemos algo assim aqui em Boa Vista. Deve ser uma coisa como o multicultural (sem as proporções fora do eixo, afinal o multicultural é do SESC, mas deve ser um ponto de referência pra moçada). Pensei que seria legal conhecer. Na época nem imaginava que o Goma era um Coletivo de Uberlândia. Espero que possa me perdoar, ainda estou aprendendo a localização de cada coletivo.


A surpresa rolou quando finalmente cheguei a Uberlândia, o primeiro lugar a qual eu fui depois do aeroporto foi logo o tão comentado Espaço Goma. Achei o lugar um máximo. Legal a decoração. É uma Casa do Rock (nome original né? É uma casa que uns tempos funcionou em Boa Vista. Decoração roquenrou, mas nada que se compare ao Goma) com mais “referências”.

Segundo o Blog do Goma de dezembro de 2007 a outubro de 2010 foram contabilizados cerca de 320 eventos, pelos quais se apresentaram mais de 450 artistas de 19 estados brasileiros e outros 7 países, ações que contemplaram não só a música, como também as artes visuais e cênicas.

É legal estar conhecendo um lugar assim. Minha tarde foi de experiências nem tão fora do eixo assim. Mas a noite foi o máximo. Espaço Goma, Hospedagem solidária e todos os papos da moçada dos coletivos.Ainda apresentei o Remanescente das Sombras, único filme de ficção produzido em Roraima, para a moçada do Difusão e do Goma.

O sábado ta indo muito bem também.

Que venha o Congresso Fora do Eixo Nacional. É o Canoa em Uberlândia.

Pablo Felippe – Coletivo Canoa Cultural no COFE Nacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário