terça-feira, 5 de outubro de 2010

E quando anoitece na Ilha!?


Fui um bom analista ruim. Acertei meus palpites. Mas não disse nada de extraordinário. As eleições trouxeram velhas novidades e deixaram expectativas. Três Jucás eleitos, um sem o primeiro lugar, perdido para aquele que foi o grande vencedor desta eleição. Mr. Messias Puxa Votos de Jesus (JESUS!). O filho dele que me perdoe, mas ele foi eleito graças ao Pai. O Filho contou com a ajuda do Espírito Santo, mas o Pai ajudou bem mais. Cria-se uma nova família? A família de sempre volta mais forte? A família mais tradicional morrerá de vez? E uma antiga família voltará ao seu lugar? Só o tempo dirá.

O que temos por enquanto é: Jucá, Teresa e Rodrigo ganharam e mostraram que dessa vez os Jucás reverteriam à surra da última eleição. O que a eleição do Johnathan representará além de mostrar a força do pai dele? O que temos sobre isso é a dúvida. A pintinha e a galinha velha já foram, quem sabe, a frangota sobre para contar a história da família como vice-governadora. E o Sr. Neudo pode voltar ao seu cargo mais ilustre e tentar eleger a esposa prefeita. Lá vem os Campos de novo.

Anchieta perdeu, sem perder feio, mas perdeu o primeiro turno. Neudo venceu, não tem nada ganho, mas é uma vitória que mostra o quão forte politicamente ele sempre será.

Agora tudo vai começar de novo. Cinco mil votos não é serão nada em uma eleição como essa, mas é uma vantagem que Neudo saberá aproveitar. Petrônio se aliando ao Governador pode não dizer nada. Pretrônio se tornou a imagem do voto de protesto. Quem votou nele ou esperava mais ou não esperava nada, mas simplesmente: não votaria em Neudo e Anchieta. Os indecisos decidirão. Anchieta tinha a vantagem da máquina e ainda assim perdeu. Terá de tirar cinco mil votos e conseguir sabe-se lá quantos. Mas, algo me diz que para ele será mais fácil do que para Neudo.

Os apoios de Petrônio, Aimberê e Iran, não representam nada de muito concreto, mas o governador ganha mais “simpatia”, porém ainda enfrenta um adversário que provou ser muito forte.

Quem viver até dia 31 verá.

Quanto aos presiciáveis: Serra escapou de se estrepar logo de cara, mas perderá o segundo turno. Espero que Marina seja menos ruim de voto que Heloisa Helena e consiga algo depois de todo o esforço de campanha. O maior vencedor é o PV. Espero que o partido também dê uma utilidade para essa campanha.

Vamos ao segundo turno. Com a certeza que Dilma vencerá. Os Serristas que me perdoem. Em Roraima nada está certo. Anchieta pode ser o primeiro governador a não conseguir a reeleição ou reverter à situação em um segundo turno acirrado. Neudo pode conseguir oito anos ou voltar para a fila por mais quatro. Obviedades a parte. Boa Eleição dia 31.

Veremos como será o nascer do sol (se esse ainda quiser iluminar esta terra).

Um comentário:

  1. Parabéns pelo Texto Pablo,

    Encontrei aqui no Blog muitas coisas que procurei (e não encontrei) nos sites de notícias formais.

    A crítica é válida para a situação política de Roraima. Fico triste em saber que estamos sem opção.

    O Voto nulo é uma boa saida para mostrarmos que nem tudo são flores no Brasil.

    Abrçs

    Vinicius

    ResponderExcluir