sexta-feira, 12 de março de 2010

VELUDO BRANCO EM TURNÊ NO RS






Muitos em Roraima ainda desconhecem o papel representativo no eixo cultural do estado do Coletivo Canoa Cultural, sociedade civil sem fins lucrativos, representante do Circuito Fora do Eixo e Ponto Fora do eixo no estado, facilitador do diálogo entre os mais diversos seguimentos culturais local como CUFA, bandas, artistas plásticos, movimentos sociais e afins e gestor/ fomentador da cultura regional independente do norte que é exportada para o Brasil.

Uma das ações pautadas no Canoa Cultural é a integração do cenário musical local e regional, realizando eventos com shows musicas, festivais e intervenções, coordenando um coletivo de bandas e artes integradas que trabalha de forma organizada, associativa, colaborativa e sistemática para fortalecer a cena musical e artística independente de Roraima.

Entre essas propostas está também a articulação e circulação das bandas do estado para todo o Brasil, a exemplo, por intermédio do Canoa Cultural, Mr Jungle, Somero, Ostin, Altf4, Klethus e Veludo Branco.

Nesse mês de março, como parte dessas ações de integração e circulação, está sendo realizada uma parceria entre o coletivo Canoa Cultural e coletivos do extremo sul do Brasil - Macondo Lugar, Satolep e Extremo rock sul - afim de estabelecer uma relação de intercambio entre bandas, produtores e agentes culturais dos 2 estados.

Para essa primeira ação, a banda Veludo Branco estará na próxima semana, a partir do dia 17, realizando a primeira turnê oficial de lançamento do Disco de estréia intitulado “Veludo Branco Rock N’Roll”.

A banda rodará pelas estradas gaúchas algo em torno 1.600 km representando o estado de Roraima e divulgando não só o circuito independente de musica nortista, mas uma série de outras faces da cultura amazônica também.

Na agenda da banda estão confirmadas as cidades de Porto Alegre, Santa Maria e Pelotas, contando com 3 shows, sendo 1 acústico, além de participar de debates com produtores e agentes culturais locais.Em breve, com a conexão estabelecida entre os extremos do Brasil, será possível que várias bandas de Roraima escoem para o RS e todo Brasil.

Roraima mostra mais uma vez sua força e sua relevância no cenário cultural nacional, e o Canoa Cultural é uma das vitrines desse processo que vem transformando positivamente o “jeito de se fazer” cultura em nosso país.

Por Victor Matheus
Circuito Fora do Eixo - Coletivo Canoa Cultural
Produtor e Agente Cultural
Músico e poeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário